Foto ilustrativa de várias pessoas juntando as mãos

Sócio Fundador

Luiz Henrique P. de Oliveira

Advogado Senior – OAB 185.302/SP

Áreas de atuação:

Marítimo / Portuário Aduaneiro / Empresarial

Resumo

Advogado especializado em direito marítimo, com mais de 20 anos de experiência no mercado de shipping. Atuação no contencioso e consultivo, voltado para Armadores, NVOCCs, Freight Forwarders e Agentes de Cargas. Sólidos em conhecimentos em Direito Portuário e Aduaneiro. Em 2001 fundou o escritório Luiz Henrique Oliveira Advogados, participando ativamente da gestão técnica e administrativa do escritório.

Formação Acadêmica

Universidade Metropolitana de Santos (Bacharel em Direito, 1999).

Associações

  • Presidente da Comissão de Direito Marítimo e Portuário da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção de São Paulo (OAB/SP) (Portarias nº 07/14/PR e 331/16 PR).
  • Vice-Presidente da Associação Brasileira de Direito Marítimo (ABDM) (2019/2020)
  • Vice-Coordenador da Comissão de Direito Marítimo e Portuário da Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção do Guarujá (Portaria nº 128/2019)
  • Membro Efetivo do Instituto Ibero Americano de Direito Marítimo (IIDM).
  • Membro Efetivo da Comissão de Acompanhamento do Novo Código Comercial para o Brasil, Ordem dos Advogados do Brasil, Seção de São Paulo (OAB/SP) (Portaria nº 471/13/PR)
  • Membro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)
  • Membro da Associação dos Advogados de São Paulo (AASP).

Atividades Profissionais

  • Redator do texto objeto da proposta de emenda que reconheceu a atividade do Agente de Cargas e do Transportador Contratual (NVOCC) no Projeto de Novo Código Comercial, Projeto de Lei nº 1.572/2011.
  • Professor de Direito Marítimo na Maritime Law Academy
  • Coordenador dos Cursos “PRÁTICA DE DIREITO MARÍTIMO” e “QUESTÕES POLÊMICAS NOS TRÊS ANOS DE VIGÊNCIA DO CPC”, Associação dos Advogados de São Paulo (AASP).
  • Autor de diversos artigos em revistas especializadas, jornais e outros periódicos.

Publicações

O transportador contratual (NVOCC) no projeto de novo Código Comercial

O transportador contratual (NVOCC) no projeto de novo Código Comercial

Data da publicação: 2015 Descrição da publicação: Artigo publicado como parte da seguinte obra: Novas reflexões sobre projeto de código comercial / Fábio Ulhoa Coelho, Tiago Asfor Rocha Lima, Marcelo Guedes Nunes (coordenadores) - São Paulo: Saraiva, 2015.

O Tribunal Marítimo e as Regras da Vedação à Decisão Surpresa e da Obrigatoriedade da Fundamentação nos Parâmetros Delineados pelo Artigo 489, § 1º, do CPC

Data da publicação: Novembro de 2016 Descrição da publicação: Artigo publicado na Revista Direito Aduaneiro, Marítimo e Portuário – Vol. 6 n. 35 (nov/dez 2016) - São Paulo: Sage/Síntese – IOB, 2016.

A Definição de Domicílio e sua Repercussão no Registro no Siscoserv

Data da publicação: março de 2016 Descrição da publicação: Artigo publicado na Revista Direito Aduaneiro, Marítimo e Portuário Vol. 6, n. 31 (mar/abr 2016) - São Paulo: Sage/Síntese – IOB, 2016.

A Resolução Normativa nº 18/2017 da ANTAQ e suas consequências ao mercado de Shipping.

A Resolução Normativa nº 18/2017 da ANTAQ e suas consequências ao mercado de Shipping.

Data da publicação: 2018 Descrição da publicação: Artigo publicado como parte da seguinte obra: Mar em Movimento: Contribuições para o VII Congresso Nacional de Direito Marítimo, Portuário e Aduaneiro / MARTINS, Eliane Maria Octaviano; OLIVEIRA, Luiz Henrique Pereira, OLIVEIRA, Paulo Henrique Reis (organizadores) – Belo Horizonte: Arraes Editores, 2018.

MARTINS, Eliane Maria Octaviano; OLIVEIRA, Luiz Henrique Pereira de; OLIVEIRA, Paulo Henrique Reis de. (orgs.). Mar em Movimento: Contribuições para o VII Congresso Nacional de Direito Marítimo, Portuário e Aduaneiro. Belo Horizonte: Arraes Editores, 2018.

Transportadores Internacionais e Seus Agentes: uma Breve análise das Relações Havidas entre esses Sujeitos.

Data da publicação: 2019. Descrição da publicação: Artigo publicado na Revista de Direito Aduaneiro, Marítimo e Portuário – Vol. 9, n. 52 (set/out 2019) - São Paulo: Sage/Síntese – IOB, 2019.